top

Mobile Marketing Blog

Enriqueça o seu conhecimento sobre mobile marketing com os nossos artigos, dicas e tendências.


5 Tendências do mobile marketing para o varejo

Wednesday, February 18, 2015

5 tendências do mobile marketing para o varejo O uso de smartphones e tablets só cresce no Brasil e no mundo Para crescer, o varejo precisa estar presente nesses canais. Veja algumas possibilidades que devem estar na agenda de quem deseja estar à frente do mercado em 2015.

1. Omnichannel – a marca onipresente / Meu smartphone, meu mundo

Visitar a loja virtual no celular, ao mesmo tempo que está na fila da loja física, pesquisar as ofertas online, dar uma olhada nas fotos do Facebook do perfil da marca, efetuar uma compra online, retirar o produto na loja física... O consumidor espera e já age assim. Porque não posso ter o desconto do e-commerce na loja física também? Eu posso pegar na loja física e pagar pelo site, no celular (e não precisar pegar fila)? Posso comprar na loja online e pegar na loja física para não esperar o prazo de entrega?

Como atender esse consumidor que espera poder fazer tudo a partir de seu smartphone e não diferencia os pontos de venda da marca? Nasceu o Phydital, a união do varejo físico com o digital. O consumidor, sempre online através de seus dispositivos móveis, não diferencia mais loja física de online. Quem conseguir oferecer uma experiência integrada sai na frente.

2. Códigos promocionais e SMS Marketing

O Smartphone é o companheiro de todas as horas, muitas pessoas checam a cada minuto se há uma nova notificação. Por que não aproveitar esse potencial?

Ao se associar a uma empresa profissional para a criação de SMS Marketing, as marcas podem escolher segmentações adequadas e muito precisas para suas campanhas.

Por exemplo, uma marca decide presentear seus clientes que fazem aniversário com um cupom de desconto. Escolhe o seu público e a mensagem a ser enviada, por exemplo:

“Querida [Nome da cliente], gostaríamos de lhe desejar um feliz aniversário! Você ganhou 10% de desconto em qualquer loja [Nome da marca] neste mês, apresente o código ‘NIVER10’. Parabéns!”

A empresa escolhe a data de início da campanha e com base nos dados cadastrais dos usuários, a mensagem é enviada na data de aniversário, ou com antecedência agendada.

3. Email Newsletter da empresa com uma experiência mobile superior

Segundo estudo da Exact target ¹, 91% dos consumidores verificam seus e-mails todos os dias. Comunicar aos clientes o lançamento de novos produtos, eventos, novidades corporativas e principalmente, trazer conteúdos que façam parte do universo da marca e contribuam para o crescimento do cliente são formas de se estar em contato, sempre presente para o cliente para criar relacionamento e fidelização.

Muitas empresas fazem email marketing, mas poucas oferecem uma experiência incrível de design fora do desktop. A estimativa no Brasil é de que 25% das pessoas acessam emails pelo smartphone ², não perca esse público!

Invista em Responsive design, com layout que se adapta ao tamanho de qualquer tela.

4. Lembretes via SMS

Assim como é possível segmentar os contatos de campanhas de SMS, é possível segmentar o público para campanhas de email e TTS.

TTS quer dizer Text-to-Speech, que é uma técnica de conversão de texto em voz humana, ou seja, o software transforma em fala (áudio) as palavras escritas e essa mensagem pode ser transmitida em campanhas para smartphones.

Mensagens assim, para além de comunicar produtos novos e promoções, podem ser excelentes para enviar lembretes para os clientes, como avisos de pagamento. Dá para importar a lista de clientes, valor da cobrança e data de pagamento. Por exemplo:

“Prezado [nome do cliente], sua mensalidade de [valor do pagamento] não foi processada em [data de pagamento], por favor entre em contato conosco através do 0800 ou realize o pagamento via site [site da marca]. “

Ao invés de contratar um serviço de cobrança, porque não enviar uma mensagem educada através de SMS? É mais barato, recebimento praticamente garantido e ainda é mais agradável para o cliente – bônus para a imagem da marca.

5. Combinar campanhas e canais

Considerando as inúmeras possibilidades trazidas pela tecnologia, integrar canais e campanhas de marketing elevando ao máximo o potencial de resultados é:

  • Abordar o consumidor com a frequência ideal de mensagens: Aparecer no email, no SMS, no canal de mídia social, quantas vezes e como a empresa quer impactar seu consumidor.
  • Nos canais em que ele está acostumado a navegar: Smartphone já é extensão do corpo, email é compromisso diário.
  • Nos melhores momentos para receber a mensagem sobre o seu produto. Um SMS com código de desconto para entrega de comida bem na hora do almoço, lembrete para impedir atrasos de pagamento, são alguns exemplos.
  • Com o máximo de personalização: mensagem perto do aniversário para mostrar que a marca está presente, código de desconto para aquele evento que o consumidor já freqüentou no último ano, por exemplo, são formas de utilizar todos os dados que se tem cadastrados sobre o cliente para oferecer o maior direcionamento possível. Os resultados acompanharão esses esforços.

Quer mais dicas?

Visite a página de aplicabilidades do Mobi Pronto para o Comércio e Varejo!

Fontes:(1*) Exact target / http://www.exacttarget.com/blog/91-of-consumers-use-email-at-least-daily/ (*2) CETIQ (Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação) / http://www1.folha.uol.com.br/tec/2014/06/1476690-numero-de-brasileiros-que-usa-a-internet-pelo-celular-mais-que-dobra-em-dois-anos-diz-pesquisa.shtml

Compartilhe este artigo!

Comentários