top

Mobile Marketing Blog

Enriqueça o seu conhecimento sobre mobile marketing com os nossos artigos, dicas e tendências.


Como captar o cliente no smartphone

Wednesday, February 25, 2015

Como captar o cliente no smartphone Chegamos a um uso tão constante dos dispositivos móveis que as pessoas já estão preferindo seus smartphones a conversa com amigos em certas circunstâncias. Pesquisa da Motorola Mobility ¹ revelou que as pessoas preferem ficar uma semana inteira sem ver os amigos do que uma semana sem seu aparelho.

A mesma pesquisa revelou que 74% das pessoas mantém o smartphone por perto durante todo dia, enquanto 60% até mesmo dorme com ele ao lado. A porcentagem vai para 84% quando se fala em jovens de 18 a 29 anos.

Smartphone: seu novo sócio/confidente

O relacionamento com o smartphone é real time, e é o tempo todo: na hora do almoço, no trânsito, entre um compromisso e outro, na hora do tédio, antes de dormir, até na hora do banheiro… É muitas vezes ao dia, mas em momentos curtos, por isso exige das empresas que possam ser úteis aos clientes em poucos minutos.

Direto ao ponto

Tudo isso significa que qualquer entrega no smartphone é quase certeza de ser vista. Nas 150 vezes ao dia ² que o seu cliente olha para o smartphone, com certeza lerá um SMS, por exemplo, da sua empresa. A mesma pesquisa afirma que um e-mail é lido 48 horas depois de ser enviado, enquanto em média um SMS é lido em quatro minutos.

Essa experiência precisa ser positiva. E pensado No smartphone tudo é mais curto, sucinto e pensado para experiência do usuário.

O trunfo da localização

Tecnologias como Bluetooth, Beacon e outros já tornam possível apresentar ofertas, marcas e oportunidades para consumidores quando estiverem perto de locais estratégicos, como eventos patrocinados, pontos de venda e estandes de feiras.

É possível, por exemplo, que quando o consumidor esteja por perto, receba alguma notificação. 

Mas não precisa ser só através dessas formas. Dá para mandar, por exemplo, um SMS para o consumidor, com um código promocional que pode ser apresentado na tela do celular no ponto de venda, que lhe dá direito a algum desconto ou brinde.

Mobile Marketing: Possibilidades

Campanha de público segmentado

Fale exatamente com quer falar. Segmente por sexo, idade, localização, perfil de compra, todos os dados disponíveis para compor conteúdos customizados ao máximo. Uma das coisas que os consumidores mais buscam é sentirem atenção personalizada e isso já é possível com a tecnologia.

Campanhas de aniversário

Mais uma ideia personalizada para o consumidor. É possível enviar mensagens ao usuário perto ou no dia de seu aniversário, fazendo lembrar a marca e oferecendo produtos, descontos, códigos promocionais, etc.

Campanhas tradicionais

Também é possível enviar uma comunicação para todos os contatos, de forma mais simples e direta, através dos números de telefone.

Combine diferentes ações

Impactar a audiência com SMS, usar e-mail marketing responsivo, usar lembretes através de mensagens no celular, chamadas de voz para anúncios importantes e combinar ações desse tipo com o que já é realizado em termos de marketing pode aumentar o potencial de atração de público sem que seja necessário um investimento abusivo.

Fontes: (*1) –  Motorola Mobility / https://www.b2x.com/en/survey-reveals-customer-service-most-important-criteria-smartphone-buyers (*2) Tomi Ahoen / http://www.intomobile.com/2012/02/09/tomi-ahonen-average-users-looks-their-phone-150-times-day/

Compartilhe este artigo!

Comentários