top

Mobile Marketing Blog

Enriqueça o seu conhecimento sobre mobile marketing com os nossos artigos, dicas e tendências.


Desmistificando o SMS Pirata

Friday, June 12, 2015

sms pirata ilegalO que é um SMS Pirata e qual é sua relação com short ou long codes? Se você chegou até aqui, já deve ter descoberto que há vários players no mercado oferencendo definições simplistas, muitas vezes erróneas e até mesmo tentando induzir o consumidor ao uso de determinados canais, se aproveitando de uma falta de conhecimento por parte do público geral. 

Esse artigo visa principalmente conceituar corretamente essa situação. Para tanto, precisamos começar do zero:

Então, o que é um SMS?

Sabe aquelas mensagens que você recebe no celular com textos bem curtos, às vezes de amigos e às vezes de uma empresa? Talvez você conheça-as por torpedos ou mensagens de texto ou até mesmo por SMS.

Esse último é o termo técnico. Significa Short Message Service, ou serviço de mensagens curtas, um nome altamente ilustrativo. É um serviço universal, presente em celulares dos mais simples até os smartphones mas avançados.

Me diga: quem hoje não possui um celular?

O SMS se tornou, justamente por essa acessibilidade, um meio real e efetivo não só para comunicação entre amigos mas também entre empresas e sua base de clientes. O SMS Marketing, em particular, cresce a cada dia. Existe maneira mais fácil de divulgar uma notícia rápida ou uma promoção do que um SMS?

Short Code e Long Numbers

Existem short code (números curtos) e long numbers (números longos). Esses dois canais são simplesmente dois métodos de comunicação diferentes utilizado por empresas para contatar seus consumidores via SMS – ou seja, enviam ou recebem mensagens através desses números, não muito diferente do modo em que você usa seu próprio número telefônico.

Cada tipo tem suas vantagens e limitações. Qual é o melhor? Bem, isso depende inteiramente de suas necessidades. Veja:

Short Codes

Short codes ou short numbers são números de 3 a 6 dígitos, o que os tornam muito fáceis de memorizar e, portanto, geralmente ajudam a aumentar a taxa de conversão de uma campanha.

São limitados de duas maneiras. Um short code só funcionará no território nacional a qual ele está ligado. Um short code brasileiro funcionará somente no Brasil; um americano, somente nos Estado Unidos. Short codes também não possuem capacidade de voz. Ou seja, se você gostaria de lançar uma campanha mista, enviando ao seus consumidores tanto mensagens de VOZ quanto SMS, essa não é sua melhor opção.

Long Codes

Long codes ou long numbers são números maiores, parecidos com seu próprio número telefônico. São maiores porque esses números (também igual ao seu) são equipados com códigos de área, o que permite qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo a se referir a ele tranquilamente – portanto, funciona a nível internacional.

Long numbers também possuem capacidade tanto para ligações de voz quanto para SMS. Isso lhe permite lançar campanhas integradas, usando o mesmo número para os dois meios de comunicação.

Opt-in e Opt-out

Independente de qual sistema você escolher, o Mobi Pronto pratica o Opt-in e Opt-out universalmente. O Opt-in e Opt-out é uma ferramenta feita tanto para proteger a privacidade do consumidor quanto para aperfeiçoar o processo de marketing em si.

É proibido o envio de mensagens para consumidores via SMS que não concordaram em receber seu contato. Esse tipo de mensagem não-autorizada é chamada de spam e não agrada a ninguém. Deduzimos por aí que o marketing feito sem o cuidado de alcançar preferencialmente clientes que se mostram interessadas nunca foi muito rentável.

O Opt-in existe para que você possa obter de forma clara essa permissão ou expressão de interesse. Por um lado, o consumidor deve lhe oferecer seu número telefônico já ciente de que está aceitando receber notícias, promoções, ou alertas via SMS. Ele também pode realizar o Opt-in mandando um keyword como SIM para um número (um short code ou long code).

O Opt-out é o outro lado dessa moeda. Qualquer pessoa pode mudar de ideia ou perder o interesse. O Opt-out é o processo pelo qual o consumidor expressa sua vontade de não receber mais contatos de uma empresa e, sua vontade deve, claro, ser respeitada. Você pode realizá-lo mandando, por exemplo, o keyword SAIR para um short ou long code.

SMS Pirata

Existe uma confusão bastante grande sobre o SMS pirata.

De forma bem clara, definimos o seguinte: o SMS pirata é aquele SMS enviado de forma ilegal e clandestina. Existem regras de respeito ao consumidor como o Opt-in e Opt-out (marketing de permissão), e ainda leis a serem cumpridas, como o pagamento de impostos sobre cada mensagem enviada.

Essas leis e regras cumpridas, o envio de SMS se torna perfeitamente legal. Isso não depende da escolha de um short code ou um long code, depende sim, da credibilidade de quem presta o serviço. Vejamos:

Credibilidade se constrói sobre valores

O Mobi Pronto se ergue sobre uma fundação de respeito aos seus clientes e cultiva valores em linha com os órgãos do seu ramo. 

As regras e diretrizes seguidas pelo Mobi Pronto são feitas pelas seguintes organizações:

A Associação de Mobile Marketing (MMA, em inglês) é um grupo global estabelecido para definir boas práticas e linhas-mestras internacionais e industriais para o mobile marketing. É um grupo de força que atua muldialmente. Você pode acessar o site e conhecer mais: https://mmaglobal.com

A Comissão Federal de Comunicação (FCC, em inglês) é um órgão americano dedicado a regular comunicações interestaduais e internacionais dentro do território estadunidense. Seu site oficial é: https://www.fcc.gov

A CTIA - "The Wireless Association" (http://www.ctia.org/). A CTIA é uma organização sem fins lucrativos que opera internacionalmente desde 1984, a mesma atua em práticas positivas no mercado mobile tanto a nível governamental como a nível de operadoras.

O Mobi Pronto é a única empresa Brasileira que conquistou a mais alta certificação nos EUA, recebendo um short code próprio no país mais rigoroso do mundo com relação a práticas de telecomunicação e proteção do consumidor. Assim como nos EUA oferecemos serviços de short code e long numbers (além de outros canais de comunicação) em diversos países, incluindo o Brasil, país este de nossa origem e no qual nos orgulhamos de atender a mais de 10 mil clientes desde 2009. 

Respeitar o consumidor é obrigação de todos nós. A escolha da tecnologia ou canal de comunicação é a sua liberdade. 

Faça valer seus direitos! #mobipronto

Saiba mais sobre a nossa política anti-spam. Quer enviar mensagens por diversos canais? O Mobi Pronto oferece todos. Veja nossa precificação!

Compartilhe este artigo!

Comentários