top

Mobile Marketing Blog

Enriqueça o seu conhecimento sobre mobile marketing com os nossos artigos, dicas e tendências.


Efeito das cores no marketing digital

Wednesday, May 20, 2015

o efeito das cores no marketing digitalA psicologia da cor é uma ferramenta valiosa do marketing. Veja como usá-la a seu favor e os recursos gratuitos disponíveis na web!

Você sabe por que o Facebook é azul? Ou por que o site da Lamborghini é preto?

Chegaremos lá. Antes disso, falaremos das cores em geral: diz Neil Patel, empreendedor americano e expert analítico, que a cor é 90% da razão pela qual você é convencido a comprar um dado produto.

Poucas coisas ilustram o poder das cores melhor do que uma estatística como essa. As cores são capazes de transmitir facilmente sentimentos e significados sem o uso da palavra. São essas mensagens implícitas que influenciam seus consumidores não só na hora da compra, mas que também ajudam a desenvolver lealdade a longo prazo. Entender, portanto, as constatações da psicologia da cor – ciência que estuda como a cor afeta o comportamento do ser humano – pode ser uma ferramenta valiosa para a sua campanha de marketing.

Fatos consumados

A psicologia da cor é uma área turbulenta e fonte de debate entre estudiosos, designers, e consumidores (pelo menos no que se trata da psicologia da cor aplicada ao marketing digital). Isso porque suas teorias dificilmente são passiveis de comprovação ou resultados universais.

Foram consagrados somente os seguintes fatos:

Cores estimulam a produção de hormônios no ser humano, que se traduzem em emoções. Passamos então a atribuir, de forma subconsciente, essas emoções e valores ao produto ou marca que as estimularam.

O debate acerca dos detalhes é acirrado. Mas isso não é importante. Importante é o método pelo qual você escolherá as cores de sua campanha de marketing digital e a mensuração da efetividade de sua escolha. Como, por exemplo, você pode utilizar as cores para aumentar sua taxa de conversão?

Evoque a cor certa

Cada cor tem seu significado. Isso é resultado em parte de associação lógica e em parte da cultura.

Verde, por exemplo sempre será a cor da natureza; azul, a cor de céu; vermelho, a cor do fogo. A associação lógica é o ponto de partida para a maioria das escolhas de cor para uma campanha de marketing digital ou para algo como um logo – certifique-se de que a cor de sua escolha evoque as ideais e associações mais pertinentes.

A cultura tem um papel mais sutil. É ela que nos dita, na parte Ocidental do planeta, que o azul é uma cor masculina e o rosa, feminino. É também ela que determinou que o vermelho, na China, simboliza boa sorte e vitalidade. Branco é a cor associada ao noivado no Ocidente; vermelho é seu correspondente no Oriente.

Portanto, leve em consideração a cultura dos seus destinatários ao escolher a cor da sua identidade corporativa.

Use a cor com inteligência

Um detalhe muito importante é o seguinte: a cor que você associa ao seu produto ou à sua marca precisa ser coerente com o mesmo. O consumidor não reage somente à cor de uma página ou de um email; ele reage também a quão apropriado foram as suas escolhas.

Uma campanha de brinquedos infantis em preto e branco? Não vai ficar legal. O preto e branco, na verdade, são sinônimos de valor e sofisticação – é por isso, afinal, que o site da Lamborghini (como o de várias outras marcas de luxo) é preto.

Você também não deve confundir beleza com desempenho. Claro, um design que harmoniza bem as cores é mais convidativo, mas nem sempre a harmonia e o apelo visual são capazes de lhe levar a maiores taxas de cliques ou conversão. Cores de contraste, que se destacam por não se harmonizar ou ser atraente, são úteis na hora de chamar a atenção do consumidor.

Essa dica pode ter eficácia duplicada com o uso do efeito de isolamento, que diz que o olho do consumidor é automaticamente guiado ao elemento de cor única num design. Sua chamada à ação, por exemplo, pode se destacar por ser o único botão rosa choque num design cinza.

E para quem pensa que um botão verde (significado tradicional: ir!) é melhor do que um botão vermelho (pare!), você estaria errado. Em pesquisa realizada nos EUA, 21% consumidores a mais clicaram no botão vermelho do que no verde ¹. O vermelho é simplesmente uma cor mais forte, mais chamativa.

Outro detalhe! Você sabia que a cor aumenta o reconhecimento de uma marca em até 80%?2 Ela é, afinal, uma parte intrínseca dos valores e da identidade de uma marca. É muito importante, portanto, ser consistente: escolha suas cores e aplique-as a todos os meios de comunicação que você utiliza, inclusive os não-digitais: web, mobile, e impresso.

Conclusão

Para começar, utilize-se dos métodos comuns. Escolha cores que se relacionam bem com seu produto ou sua marca, e cujos significados culturais também sejam coerentes, e então trabalhe para harmonizá-las bem.

As escolhas seguras são o azul e o verde, com ampla aceitação de ambos os sexos e com significados culturais admiráveis. Mas vai ser difícil se destacar usando uma das cores mais comuns no mercado. Por isso, não tenha medo de experimentar – faça vários testes para descobrir qual cor funciona melhor para você.

Existem vários recursos que podem lhe ajudar. Um deles é o Adobe Color CC, aplicativo para o iPhone, iPad, e Apple Watch que cria paletas de cores a partir de uma foto. Se precisar de um pouco de inspiração, dê uma olhada no site do COLOURlovers, uma comunidade altamente criativa voltada para a criação e o compartilhamento de cores, paletas, e padrões. Uma ferramenta muito legal é o CheckMyColors, feita para avaliar o contraste entre os elementos do seu site e determinar se ele é suficiente para pessoas com dificuldade em diferenciar cores.

Quer uma dica? Pantone3 já decretou a Cor do Ano 2015: Marsala,um vermelho rico, cor de vinho, igualmente atraente para homens e mulheres. É versátil por se adaptar a várias indústrias e possui um tom ligado à terra, com uma sofisticação incomum em tons desse tipo. É uma cor que lhe convida à vida e à criatividade.

Por que o Facebook é azul? Bem, é a única cor que seu criador, Mark Zuckerberg, consegue distinguir plenamente, por ser daltônico. Também é a cor que estimula confiança e lealdade. Coincidências à parte, concordamos que funciona muito bem.

Já está pronto para colocar essas dicas em prática? Conheça as soluções de mobile marketing do Mobi Pronto!

Fontes: 1- http://blog.hubspot.com/blog/tabid/6307/bid/20566/The-Button-Color-A-B-Test-Red-Beats-Green.aspx 2 - http://www.colorcom.com/research/why-color-matters

Compartilhe este artigo!

Comentários