top

Mobile Marketing Blog

Enriqueça o seu conhecimento sobre mobile marketing com os nossos artigos, dicas e tendências.


O que é um Gateway SMS e para que usá-lo?

Thursday, July 09, 2015

o que é um gateway sms e para que serve?Você já recebeu um alerta via SMS? São aquelas mensagens que você recebe no celular lhe avisando sobre a consulta no dentista que você marcou para amanhã, ou sobre o boleto que está disponível para pagamento. Talvez você também já tenha recebido um SMS de confirmação ao efetuar algum pagamento ou ao se inscrever para algum serviço online.

Como esses estabelecimentos conseguem fazer isso? Usando um Gateway SMS.

Um Gateway SMS nada mais é do que uma porta entre você que procura agilizar o seus processos internos e externos com o uso do SMS, e seus destinatários. Como assim? Explicamos:

Note que estabelecimentos e instituições dos mais variados tipos fazem uso de mensagens via SMS – bancos, lojas, escolas, consultórios médicos, etc. Cada um deles terá sistemas e necessidades diferentes, cabíveis ao seu ramo.

Mas cada um também percebe as vantagens do uso do SMS para fazer tudo aquilo que ilustramos com nossos exemplos – enviar alertas, lembretes, confirmações, e comunicados para seus clientes e até para seus próprios gestores e funcionários.

Um Gateway SMS é capaz de se integrar ao seu sistema, permitindo que uma loja ou escola, por exemplo, envie mensagens via SMS a partir do seus próprios computadores.

Para que usar um Gateway? Agilizar que tipos de processos?

Essas são algumas aplicabilidades de um Gateway SMS, divididas por setor:

Varejo. Além de ações de marketing – como o envio de cupons e comunicados – você pode reforçar processos internos, como o de manutenção de estoque. Caso você venda um produto e a quantidade de unidades restantes atingir o ponto de estoque mínimo, um Gateway SMS permite que você envie um aviso para o responsável: Produto X atingiu estoque mínimo. Por favor, repor.

Educação. É hora de convocar todos os pais e responsáveis da turma do 9o ano para uma reunião importantíssima! Um SMS é maneira perfeita de fazer isso. No dia-a-dia, um Gateway SMS também pode servir para automatizar outros tipos de aviso: Seu filho não compareceu às aulas hoje. Ou até mesmo: A aula de educação física de hoje à tarde foi cancelada devido a um mal-estar do professor. Será remarcada em breve.

Instituições Financeiras. Nesse ramo, a segurança é fundamental, e o envio de um SMS para confirmar cada transação financeira ajuda a evitar e alertar sobre roubos e fraudes. Ações rotineiras também podem ser auxiliadas usando o Gateway, como: Sua fatura está disponível para pagamento. Ou: O pagamento da sua fatura está em atraso.

Saúde. Seu exame de sangue está pronto. Por favor, agende uma consulta médica. Esse tipo de mensagem – geralmente acionada pelo próprio sistema – também pode ser automatizada utilizando um Gateway SMS. Outro exemplo interessante disso é o das farmácias. Quando um remédio é encomendado, o cliente pode receber um SMS no momento em que ele entra em estoque.

Está interessado? Lhe convidamos a conhecer o Gateway SMS do Mobi Pronto, que lhe confere maior flexibilidade ao fazer uso do nossos serviços e se integra facilmente ao seu próprio sistema.

Compartilhe este artigo!

Comentários