top

Mobile Marketing Blog

Enriqueça o seu conhecimento sobre mobile marketing com os nossos artigos, dicas e tendências.


Os tipos de campanhas de email marketing

Tuesday, February 03, 2015

tipos de email marketing - mobi prontoO marketing digital cresce a passos largos no Brasil e no mundo. No caso do Brasil, nosso país já se tornou a quinta nação com mais pessoas conectadas à internet no planeta, em um mercado potencial de mais de 110 milhões de consumidores. Estes dados são mais do que suficientes para fazer você acreditar na força do marketing digital e de suas ferramentas. Entre as mais eficazes, está o email marketing.

O email marketing é uma ferramenta poderosa de comunicação direta com o consumidor, permitindo chegar individualmente a cada consumidor, lead ou prospect. Ao contrário do que alguns pensam, não é uma ferramenta feita apenas para vender um produto entrando na caixa de correio eletrônico das pessoas, é preciso pensar muito além disso. Uma estratégia de email marketing possui tipos de campanhas que podem oferecer de produtos para venda, informação sobre variados assuntos, gerar valor para o cliente, promover e fortalecer laços com o consumidor.

Marketing de Relacionamento

O email é um ativo importante porque a maioria das pessoas quase nunca muda de email. As Redes Sociais podem morrer, como o Orkut, ou serem abandonadas em detrimento de outras, como o MySpace e o Twitter, que perderam muitos usuários assíduos no Brasil. Já o email é a forma de contato mais duradoura e eficiente para o relacionamento de longo prazo. Clientes que admiram uma empresa ou que querem conhecer mais sobre o assunto não pensarão duas vezes ao fornecer seu email em troca de informação de qualidade.

Ao usar de forma madura esta ferramenta para melhorar o relacionamento com sua base de clientes, as empresas podem ter ganhos de marca, de vendas e de retenção dos clientes, fazendo deste relacionamento uma escolha valiosa tanto para a empresa quanto para o cliente. Neste post você conhecerá quais os tipos de campanhas de email marketing existentes e um pouco sobre a estrutura que oferecemos para que possa aplicar cada uma delas em seus projetos de vendas e comunicação. Confira:

Emails em forma de anúncio

O tipo clássico de email marketing. Este tipo de campanha se caracteriza pelo envio de emails simples e compactados que oferecem produtos e promoções especiais aos seus clientes. A campanha pode englobar qualquer produto ou serviço. Desde uma liquidação, uma data comemorativa, até a venda de e-books e assinaturas.

A ideia aqui é comunicar e instigar o internauta a comprar ou, ao menos, conhecer o produto. Só pode ser enviado uma vez e nunca configurar em uma ação que possa ser confundida com “spam”. Para isso, é preciso construir uma base própria de emails, para ter o máximo de eficiência em conversões.

Newsletters

Este email marketing é mais utilizado no aspecto comunicacional, ou seja, feito para criar uma “ponte” entre a empresa e o cliente. Com a melhoria nas relações entre ambos, as possibilidades de fazerem negócios aumenta consideravelmente. Quanto mais o cliente potencial é educado sobre as possibilidades de produtos e serviços, maior a probabilidade de vir a comprar.

A newsletter deve conter informação útil e de interesse do cliente. Nem sempre relacionada com o produto ofertado, como uma informação sobre outras áreas ao gosto do internauta e que seja agradável de ler.

Em forma de catálogos

É literalmente um catálogo eletrônico com uma série de produtos e serviços para informar e estimular o leitor a comprar seu produto. Muito comum em e-commerces, livrarias online e empresas com grandes portfólios de produto. O envio excessivo desse tipo de email pode criar desinteresse entre os assinantes, e causar menores taxas de abertura. É importante balancear a quantidade de envios e a qualidade das ofertas oferecidas aos clientes.

Muito cuidado aqui para não fazer nem curto e nem longo demais. Em ambos os casos o internauta pode perder o interesse em ler o email, principalmente se houver ausência de imagens ilustrativas.

Email marketing transacionais

São emails que confirmam uma compra, uma transação ou o download de um produto, como um e-book. É uma oportunidade de contato para gerenciar a expectativa do cliente e surpreendê-lo com uma mensagem inusitada, um agradecimento ou um cupom de desconto especial.

Também são oportunidades para convidar o usuário a seguir a empresa em Redes Sociais, recomendar o mesmo produto para os amigos ou manter informações guardadas para consultas posteriores. O email transacional dá a segurança de que a transação foi executada com sucesso, além de aumentar a credibilidade da empresa junto ao cliente.

Reduzir a ansiedade e gerenciar a expectativa do cliente são fatores emocionais importantes no processo de compra, ou na conclusão de uma tarefa, e dão segurança de que o cliente executou as ações corretamente.

Email marketing em forma de releases

O mailing de empresas de comunicação é bom para determinadas situações, porém, quando se trata de releases para uma lista específica, o ideal é programar um email marketing em forma de release aos interessados.

Importante dizer que este tipo de campanha deve ser segmentada, e deve mostrar a informação sob o ponto de vista do leitor, mostrando qual benefício ele tem com o lançamento daquele produto, serviço ou solução. Um release sobre um evento, por exemplo, deve soar como um convite a participar do evento. Um release sobre um produto deve mostrar qual valor o produto gera para os seus clientes, sempre colocando na perspectiva de quem consumirá este conteúdo.

Nutrição de Leads

A grande maioria dos consumidores não compra no primeiro acesso a um site. Existe um processo de descoberta de informações, auto-educação sobre produtos e serviços e aprendizado sobre qual é a melhor opção para cada caso. Este processo de busca de informações online é chamado pelo marketing de funil de vendas.

Para ajudar os clientes na descoberta de informações úteis a eles, o email marketing é um aliado indispensável. Uma vez cadastrado na sua lista de emails, começa o processo de segmentação desse cliente e de nutrição de informações, enviando por email posts, artigos, links para blogs, links para download de e-books e para vídeos que possam informar o cliente e ajudá-lo a tomar a decisão de comprar. A este processo se dá o nome de nutrição de leads.

Sem uma boa ferramenta de email marketing é impossível manter contato com uma grande base de clientes e auxiliá-los na busca de informações que ajudem a tomar a decisão de compra.

Infraestrutura para campanhas de email marketing

Com tantas opções de campanhas de email marketing, é necessária uma boa infraestrutura e suporte por trás do processo para que as campanhas tenham o máximo de eficiência.

O Mobi Pronto dispõe de ferramentas inovadoras para montar sua campanha em emails eficientes, que façam o seu marketing digital ainda melhor. Descubra nossas opções e ofertas para sua campanha de email marketing.

Compartilhe este artigo!

Comentários