top

Mobile Marketing Blog

Enriqueça o seu conhecimento sobre mobile marketing com os nossos artigos, dicas e tendências.


Prós e contras do SMS Marketing

Friday, April 17, 2015

prós e contras do sms marketingConhecer seus prós e contras é necessário para aproveitar por completo as possibilidades oferecidas pelo SMS Marketing e como você deve e não deve usá-lo.

Se pararmos para imaginar a quantidade de pessoas que estão segurando um telefone celular nesse exato momento... é de assustar. O fluxo de informações é extraordinário: milhares de mensagens são trocadas a cada segundo. Seria um desperdício de oportunidade não pensar em como os negócios podem se beneficiar com o uso desta tecnologia.

O SMS Marketing é uma estratégia de relação com o cliente que se utiliza justamente da tecnologia encontrada em celulares – o short message service, ou serviço de mensagem curta. É o chamado torpedo, devido à sua incrível velocidade, e que você já deve conhecer como um meio de trocar mensagens curtas e rápidas entre amigos.

A mesma tecnologia serve para iniciar um dialogo até similar entre partes um pouco diferentes – uma empresa e seus clientes.

Como qualquer forma de comunicação, o SMS tem seu momento e uso ideal. Passível tanto de limitações quanto vantagens, é preciso entender ambas para aproveitar por completo as possibilidades oferecidas pelo SMS Marketing.

Prós do SMS Marketing

Levando em consideração a quantidade de pessoas que possuem um aparelho de celular no bolso, o serviço de SMS Marketing é visto com bons olhos por ser tão abrangente. A penetração de usuários móveis no Brasil, por exemplo, já supera 120% - isso significa que existem hoje mais celulares do que habitantes no país ¹.

E o SMS Marketing lhe oferece a oportunidade de alcançar todos eles.

Se um usuário disponibiliza o seu número a uma empresa (durante um cadastro, por exemplo), isso indica que ele se predispõe a receber um contato dessa empresa. Diferente de números obtidos a partir de listas compradas (uma prática repreensível) , a probabilidade de que seu envio seja aberto por este destinatário é alta.

O imediatismo e a efetividade contribuem também ao sucesso do SMS Marketing – o consumidor recebe sua mensagem em instantes e a taxa de leitura é magnifica (98%! ²). Ele então pode responder do modo como foi determinado, participando assim do diálogo entre empresa e consumidor.

Contras do SMS Marketing

O SMS Marketing, porém, possui suas limitações assim como qualquer canal de comunicação.

Se você deseja enviar um informativo elaborado, talvez o SMS Marketing não seja a melhor opção. Necessariamente, devemos respeito ao espaço permitido em caracteres no envio de um SMS. Isso lhe força a ser direto e conciso.

Cuidado para que o seu envio não seja visto como SPAM, ou seja, uma mensagem não solicitada; como um incômodo. Muitas pessoas acabam criando um desgosto por determinada empresa por conta do envio contínuo de mensagens irrelevantes. Saiba executar sua campanha de SMS Marketing sem infringir a privacidade ou testar a paciência da pessoa que a recebe. Como? Obtendo seus dados de forma legítima e escolhendo horários e frequências de envio razoáveis.

Certifique-se de saber quem é o seu público. Pode ser que o seu consumidor-alvo não seja inclinado ao uso do SMS ou não gostaria de receber certos tipos de contato por esse meio, do mesmo modo em que às vezes é melhor se comunicar com pessoas X sobre assuntos Y de maneira diferenciada.

Em meio aos prós e contras, é importante saber como fazer bom uso do SMS Marketing – e também quando seria melhor optar por outro meio de comunicação. Tudo depende de suas necessidades e os objetivos que você deseja alcançar. Quer saber mais? Conheça como a plataforma de mobile marketing do Mobi Pronto funciona!

Fontes: 1 - GSMA Mobile Economy / http://www.gsmamobileeconomylatinamerica.com/read_report/ 2 – Business 2 Community / http://www.business2community.com/digital-marketing/sms-versus-email-marketing-0957139#!bth7SG

Compartilhe este artigo!

Comentários