top

Mobile Marketing Blog

Enriqueça o seu conhecimento sobre mobile marketing com os nossos artigos, dicas e tendências.


Email marketing Responsivo: tamanho é documento sim!

Wednesday, February 11, 2015

Responsive email marketing templates do mobi prontoAtualmente, o Brasil é o quarto país no mundo em número de smartphones, somando quase 70 milhões de usuários ¹. Nós literalmente adotamos, não apenas a utilização de smartphones, mas também, o uso de tablets e o acesso à internet através da televisão.

Mais de 43 milhões de brasileiros acessam a internet por dispositivos móveis ². A estimativa é que no Brasil 25% acessam seus emails pelo smartphone ³ e este número vêm crescendo rapidamente. São pessoas que não esperam mais chegar em casa ou na mesa do trabalho para checar seus emails, fazer compras, acessar redes sociais, entre outros.

Fazem isso na fila do banco, no transporte, na academia, na fila do mercado. Se o email não é desenvolvido com design responsivo, as imagens podem não serão visualizadas, a mensagem demora para carregar e muitas vezes não é possível clicar em links e botões... Inibindo qualquer ação do destinatário e até mesmo a leitura. O que você faz quando recebe um email que não consegue ler? Provavelmente joga fora ou fica com uma impressão ruim da empresa.

As marcas que estão à frente do mercado se esforçam para criar experiências melhores para seus destinatários e assim, aumentam taxas de abertura, clique e conversão. Para impactar o maior número de pessoas e não criar desagrado no destinatário, o conteúdo deve estar pronto para receber variadas resoluções de tela.

O que é design responsivo?

Design responsivo em termos simples é a criação de layouts que se adaptam à tela de qualquer dispositivo, tanto desktops, como smartphones e tablets. O design responsivo garante melhor visualização e usabilidade ao destinatário pois o conteúdo (botões, imagens, links, textos) se adapta ao tamanho da tela que está sendo utilizado.

Quais os benefícios de enviar campanhas de email com design responsivo?

Aumento da taxa de abertura

Quando o destinatário abre um email pelo smartphone e encontra uma newsletter bagunçada, desconfigurada e difícil de ler, é grande a chance de na próxima vez não abrir.  Quando o destinatário encontra um email agradável visualmente, parte para a leitura.

Aumento no número de cliques

Com design responsivo, em qualquer dispositivo que for aberto, o email estará visualmente amigável, funcional e adaptado. Mostra para o consumidor que a empresa está a frente da comunicação, tecnologia e facilita visualmente o clique. No smartphone ou tablet, o usuário não utiliza mouse, a “setinha”, ao invés, ele utiliza o próprio dedo para interagir com a tela, e o design responsivo leva em consideração essa interação. Lembre-se, o clique no link é o primeiro passo para a conversão, por isso é tão importante.

Não se esqueça, tamanho é documento no caso de smartphones e tablets!

O MobiPronto oferece modelos responsivos para suas campanhas de email marketing, além de um editor super fácil, onde você arrasta e solta objetos.

Fontes: (*1) Morgan Stanley / Mary Meeker / http://allthingsd.com/20120612/mary-meeker-explains-internet-2012-in-17-minutes-the-full-d10-interview-video/ (*2) F/Nazca Saatchi & Saatchi em parceria com o Instituto Datafolha/ http://datafolha.folha.uol.com.br/mercado/2014/01/1400618-43-milhoes-de-brasileiros-acessam-internet-por-dispositivos-moveis.shtml / (*3) CETIQ (Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação)/ http://www1.folha.uol.com.br/tec/2014/06/1476690-numero-de-brasileiros-que-usa-a-internet-pelo-celular-mais-que-dobra-em-dois-anos-diz-pesquisa.shtml

Compartilhe este artigo!

Comentários