top

Mobile Marketing Blog

Enriqueça o seu conhecimento sobre mobile marketing com os nossos artigos, dicas e tendências.


SMS Marketing: 3 dicas de sucesso

Thursday, April 30, 2015

Apesar do SMS Marketing ser altamente efetivo, é preciso saber utilizá-lo. Veja 3 dicas para garantir o sucesso de sua campanha!

Você provavelmente conhece o SMS como aquele serviço no seu celular que lhe permite enviar mensagens curtas para seus amigos – ou seja, entre aparelhos. É uma maneira gratificante de se comunicar por ser tão simples, rápida, e informal. O uso desse mesmo serviço, porém, vem crescendo exponencialmente como uma ferramenta de relacionamento entre empresa e cliente – e pelos mesmos motivos.

Com a sua adoção, as empresas descobriram os benefícios e diferenciais competitivos deste novo serviço conhecido como SMS Marketing.

Os números comprovam que o SMS é uma ótima ferramenta de marketing. É difícil não abrir uma mensagem de SMS, não é verdade? Por isso, a o compararmos com outras estratégias – como o uso do email, por exemplo – a taxa de abertura do SMS é fantasticamente maior, atingindo 98% contra 22% dos emails em média.

Também temos mais interesse em responder a esse tipo de marketing, talvez porque um contato via SMS é mais pessoal. Por isso, a taxa de resposta ao SMS Marketing é de 26% contra uma taxa de somente 6% para emails.

O SMS Marketing é altamente efetivo!

A verdade é que, apesar do SMS Marketing ser esse meio efetivo de criar e estreitar o relacionamento com os seus clientes e prospects, também é importante que você saiba utilizá-lo com astúcia. O SMS Marketing é uma ferramenta de alto potencial - mas nem sempre esse potencial é alcançado! Às vezes, um erro de estratégia ou uma prática indevida pode até lhe prejudicar.

Para evitar erros desse tipo, esteja atento às nossas dicas:

Garantindo o sucesso de sua campanha

Respeite o consumidor

Antes de mais nada, é essencial saber se o seu cliente deseja, de fato, receber um contato seu via SMS. Lembre-se de que o celular é um aparelho pessoal e enviar mensagens sem obter permissão prévia é um tipo de invasão que não cairá bem com seus clientes.

Seu objetivo é informá-los, persuadi-los, não incomodá-los. E no final das contas, um cliente que concorda em receber seu contato será muito mais receptivo!

Conheça o seu público

Esse é um dos pontos importantes na hora de traçar a sua campanha de SMS Marketing. Você precisa saber com quem está falando. Com jovens? Seu público masculino? Seus clientes da cidade x?

Determinando seu público-alvo, você poderá adaptar sua linguagem e estratégia aos interesses dos seus clientes. Chamamos isso de personalização.

Por exemplo, por que enviar notícias de uma promoção de roupas de inverno para quem mora em climas tropicais? Para esses clientes, notícia da nova coleção de roupas de banho servirá muito melhor, não concorda?

Moderação

Lembra daquele ditado “tudo demais é sobra”? Ele se aplica também ao SMS Marketing. Não exagere no número de mensagens que você envia e escolha sempre enviá-las em horários convenientes.

Por mais que seus informativos sejam personalizados e relevantes, o seu cliente certamente não precisa (ou gostaria de!) recebê-los todos os dias. Nem gostaria de ser perturbado durante o café da manhã ou alto da noite.

O segredo do sucesso de uma campanha de SMS Marketing é considerar sempre o seu cliente – respeitá-lo, conhecê-lo, e se adaptar a ele. Fazendo isso, seu sucesso estará garantido!

Conheça a solução de SMS Marketing do Mobi Pronto.

Compartilhe este artigo!

Comentários