top

Mobile Marketing Blog

Enriqueça o seu conhecimento sobre mobile marketing com os nossos artigos, dicas e tendências.


SMS-MO vs. SMS-MT

Wednesday, August 12, 2015

plataforma de sms-mo e sms-mtVocê sabe o que significa e a diferença entre SMS-MO e SMS-MT? Esses são dois tipos de SMS presentes no SMS Marketing e fundamentais para o entendimento de sua estratégia.

Termos técnicos sempre dão aos principiantes de qualquer assunto a sensação de estar meio perdido, com receio de entrar numa conversa sem saber o “dialeto”. Isso acontece também no glorioso mundo do SMS Marketing. Se você está conhecendo os mecanismos do SMS Marketing, com certeza vai se deparar ou já deve ter se deparado com dois termos intrigantes: SMS-MO e SMS-MT.

SMS-MO e SMS-MT são, simplesmente, dois “tipos” de mensagens SMS:

  • SMS-MO significa “SMS Originado no Dispositivo Móvel”. É a mensagem de texto que a pessoa envia do próprio celular para um sistema, ou seja, que tem origem em um dispositivo móvel.

  • SMS-MT significa “SMS Terminado no Dispositivo Móvel”. É a mensagem de texto que o sistema envia para um destinatário, ou seja, aquela que termina sua jornada no celular.

Juntos, eles representam uma troca de mensagens entre sistema e cliente. Esses termos são comuns na indústria porque, às vezes, é conveniente fazer referencia somente às mensagens que originam do sistema ou do celular.

Veja um exemplo...

Imaginamos que sua pizzaria favorita lançou uma campanha de SMS. O anúncio lhe pede para enviar o keyword “PIZZA” para o short code 12345 para receber promoções via SMS. A mensagem que você envia com o keyword é um SMS-MO porque originou de um celular.

O sistema recebe seu SMS-MO e está programado a enviar em resposta um SMS-MT de confirmação: Você acabe de se cadastrar em nossa lista! Sempre que houver uma nova promoção, receberá no celular! Obrigado!

Eis a troca de mensagens! É mais simples do que parece à primeira vista. Todas as promoções que você receberá a partir desse ponto (10% de desconto em qualquer PIZZA GRANDE, só esse fim de semana!) serão, por definição, SMS-MT.

Em uma campanha interativa – por exemplo, em que a pizzaria pede a seus clientes para enviar suas melhores histórias em 160 caracteres – todas as histórias enviadas ao sistema serão, por definição, SMS-MO.

Essa parte do dialeto, portanto, já está dominada. Quer conhecer mais sobre o SMS Marketing ou está pensando em lançar uma campanha de SMS? Confira nossas páginas!

Compartilhe este artigo!

Comentários